quinta-feira, 17 de outubro de 2002

Bem vindo ao Dilema # 03 - 17/08/2011


Ctrl+Alt+Aleluia
Vai lá... Vai ao teclado, aperte o Ctrl, o Alt e o Aleluia. Não achou o botão Aleluia? Ok. Então tente aí apertar o botão FJC – Function Jesus Christ. Não achou também?

Não, no Mac também não existem estas teclas... Sabe por quê? Porque computador não faz milagre! Parece besteira – e de certa forma é – mas tem gente que acredita que o computador resolve tudo.

É muito comum que as pessoas pensem que, já que você faz arte digital, tudo é simples, fácil e rápido, porque, claro, o computador faz tudo sozinho.

A verdade é que sem a pecinha que fica entre o teclado e a cadeira, o computador não resolve absolutamente nada. Nada!

E, vejam só vocês, isso não é uma ideia que permeia apenas na mente da população em geral... Há aspirantes a ilustradores que pensam da mesma maneira.

Vira e mexe aparece alguém na Quanta (a Academia de Artes, sabe?) querendo pular o curso de desenho e fazer direto o curso de Ilustração Digital... Mas sem saber desenhar direito...

O raciocínio desse povo é bem simples: “No computador é mais fácil de fazer, então, se eu pegar uns truques com o professor (ou em algum livro) e seguir uns tutoriais da internet, em pouco tempo eu posso conseguir uns trabalhos...”

Mas a verdade é que, sem uma boa base de desenho, composição, teoria cromática, anatomia etc., esse pode ser um caminho até mais longo. Saber usar o Photoshop é a coisa menos importante quando se fala em ilustração digital – sacaram que a palavra ilustração vem em primeiro lugar?

Claro que é mais do que possível ser autodidata. Mas mesmo os autodidatas têm que estudar e entender os fundamentos... é, ninguém vai direto ao “bem-bom”.

Portanto, se você quer ser um ilustrador “digital” profissional e bom de verdade, o titio Barata vai dar a receita: Estude MUITO BEM os conceitos básicos de desenho. Estude PINTURA À MÃO também. Tenha paciência e leve o tempo que precisar para entender bem tudo isso. E então, e SÓ então, vá para o computador.

E nem adianta tentar benzer o seu CPU, tentar fazer um download da rede Divina, psicografar um plug-in do além... Seu computador não vai fazer todo o trabalho por você!

4 comentários:

  1. Lucas Bronze5:33 PM

    GENIAL!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:42 AM

    MTO FODA!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:12 AM

    E quando você faz as duas coisas? (Ou tenta pelo menos).
    Desenho no papel, mas a pintura é sempre no digital, até me arrisco na aquarela, ás vezes, mas o digital me deixou impaciente e acabo ferrando tudo quando a pintura exige paciência (sim isso vale para o próprio digital)... Mesclo muito o desenhar e praticar com o digital... não creio que isso seja um erro, mas confesso que deixa o processo de aprendizado mais lento, porque o foco fica dividido demais...Isso quando você sabe qual o é o seu foco.

    Vlw pelas dicas Barata! :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Takyotoh!
    O lance é que não são duas coisas diferentes, são SÓ ferramentas diferentes.

    Ambas exigem tempo, treino e dedicação. E todo treino é válido.

    A "velocidade" que o computador gera só é vantagem mesmo quando vc tem prazos curtos... fora isso, nada.

    Sacou?

    ResponderExcluir