segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Como é o Mercado de Trabalho nas Áreas de Desenho e Ilustração?

... Ainda assim, como qualquer artista, a maioria deseja entrar no “mercado”, seja ele comercial (também chamado meanstream) ou autoral, e se dar muito, muito bem. Todo artista das áreas de desenho, ilustração, quadrinhos e outros, desejam obter sucesso com sua arte. E este sucesso geralmente está ligado à receptividade positiva do público para o qual seu trabalho é direcionado e ao sucesso “comercial” em termos de vendagem... O que é mais ou menos a mesma coisa, já que podemos dizer que sucesso comercial é justamente o resultado dessa receptividade positiva. Boa vendagem significa verba para produzir uma nova edição de seu material (no caso daqueles que financiam e distribuem seus próprios materiais), por exemplo, ou interesse editorial em dar continuidade à publicação de seus materiais. Boa aceitação por parte dos editores resulta em você sempre receber ofertas de novos trabalhos vindos deles.

É preciso que se entenda que existem diferenças entre estes mercados em se tratando do que se considera sucesso. Uma dessas diferenças é o fato de que o mercado comercial é direcionado a um número bem maior de admiradores e consumidores potenciais do trabalho apresentado, e o mercado autoral nem tanto.

Digo isso, porque muitos daqueles que desejam direcionar seu trabalho para o público não comercial muitas vezes se decepcionam com os resultados de vendagem ou de recepção de seus trabalhos pelo público que deseja alcançar.

Então, uma das principais tomadas de consciência que o desenhista ou ilustrador, ou artistas em geral (músicos, cineastas, atores, escritores e por aí vai), deve ter em relação às expectativas de sucesso de sua carreira seria entender o que é e como funciona a relação que existe entre o que podemos entender como trabalho apresentado/público/mercado.

Não existe exatamente uma fórmula para o sucesso, por isso, talento apenas não assegura este resultado.

Artistas do desenho, ilustração, animação, quadrinhos e outros, que trazem um estilo muito próprio, muito autoral, podem se tornar (e isso acontece realmente com muita freqüência) extremamente bem-sucedidos em suas carreiras, não só comercialmente, sendo requisitados o tempo todo para trabalhar nas mais diversas áreas dentro do mercado, mas também porque apresentam em seus trabalhos propostas inovadoras em termos de estilo gráfico, narrativo e de composição. Artistas assim influenciam... criam escola.

É justamente a personalidade gráfica única destes artistas que irá agregar conteúdo e valor aos produtos dos clientes que os contrataram. Posso citar exemplos como Ziraldo, Laerte, Angeli, Adão Iturrusgarai, Orlando, Caco Galhardo, Fernando Gonzales e tantos outros... Ilustradores, desenhistas, quadrinhistas com um trabalho muito pessoal e que são chamados para lançar linhas de sandálias decoradas com seu estilo único, ilustram e assinam coleções de capas de caderno, justamente porque o cliente quer que eles imprimam sua personalidade ao trabalho. Eles aliaram com sucesso seu trabalho autoral à sua utilização comercial!

Mas, de novo, talento não assegura sucesso...

Continua...

PARTE I: Os artistas do Desenho, da ilustração e Animação!

PARTE III: Como é a Relação entre Artistas de desenho, Ilustração, Quadrinhos e Outros, com seu Público e o Mercado de Trabalho?

PARTE IV: Reconhecendo os Terrenos de Desenho, Ilustração, Quadrinhos e Animação.

MARCELO CAMPOS


Conheça o nosso CURSO DE DESENHO.

Um comentário:

  1. olá gostaria de saber quanto custa o valor da matricula
    meu e-mail é paulodavinci@yahoo.com.br

    ResponderExcluir