quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dicas de Desenho da Quanta - Estrututura de Desenho III - Desenhando o Hulk

Depois que você entendeu a estrutura da figura clássica, idealizada, o próximo passo, é saber que existem diferentes tipos físicos. Gente de todas as idades, pessoas gordas, magras, altas, baixas, fracas e fortes; algumas têm mãos maiores, narizes maiores, caras arredondadas, rostos finos... Por isso, cada um deles guarda suas próprias regras de estruturação. Além disso, o bom desenhista precisar imprimir personalidade às figuras humanas sejam elas super-heróis, grotescos ou pessoas comuns. A estruturação é uma ferramenta muito preciosa que não deverá ser negligenciada.

No universo dos super-heróis também existem aqueles que chamamos de grotescos, cuja anatomia desvia-se do padrão de idealização (perfeição) dos super-heróis; o Coisa (do Quarteto Fantástico), o Hulk e o Fera (dos X-Men) são apenas alguns exemplos. Estas figuras são deformações da anatomia realista, mas mesmo elas obedecem às suas próprias leis dentro da estrutura de proporção. Vamos falar um pouco disso mais adiante.

As formas geométricas simples são ferramentas poderosas na fase básica da construção das figuras, principalmente para que você consiga manter as proporções características do personagem, auxiliando nos exageros e nas deformações das figuras. Costuma-se pensar que este recurso é usado apenas na estruturação das figuras consideradas estilizadas, mas não é verdade. Este recurso de estruturação é muito valioso seja qual for o estilo de desenho que você, como artista, deseja utilizar.

Em alguns casos, estas formas geométricas simples são colocadas sobre o Jeremias, depois que já foram definidas as posturas básicas e a dinâmica de movimento dos personagens, para que os movimentos permitidos pelas formas correspondam ao que se espera da figura humana. O primeiro passo é fazer um desenho bem solto, priorizando estes movimento, só depois coloca-se as formas geométricas, para que se mantenham as proporções específicas de cada personagem.


Acima o personagem Hulk em sua estrutura de formas geométricas – que ajuda a manter as proporções características mesmo sendo ele grotesco.


Aqui, o processo de criação da postura básica e da dinâmica de movimento do personagem. Em um primeiro momento vemos os processos em separado e depois a imagem de como o artista executa o trabalho.



Incluímos agora as formas geométricas, que vão assegurar as leis de proporção específicas do personagem em questão.




Finalmente a definição das formas mais detalhadas do personagem. E depois, a figura com formas um pouco mais detalhadas em separado (sem as formas de construção) para sua visão mais clara da forma final que o personagem terá.

Aqui, a finalização da figura.


Agora, só de brincadeira, nosso personagem com sua cor característica!

Todo este processo, embora você possa achar exagerado ou desnecessário, é importantíssimo para a manutenção das proporções de qualquer um de seus personagens, idealizados ou grotescos... tente fazer o exercício!

ARTES DESSE DROPS – MARCELO CAMPOS

Conheça nosso Curso de Desenho

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura de Desenho I

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura de desenho II

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura de Desenho IV

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura do desenho Parte V

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura do desenho Parte VI

11 comentários:

  1. Anônimo10:16 AM

    D ++++++++++++++++

    ResponderExcluir
  2. Ana grazielle9:38 AM

    odiei !! parabéns pelo mal gosto por desenhos !!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:00 PM

    Parabéns, isso me ajudou bastante valeu muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:26 PM

    aaf eu desenho de uma maneira muito melhor! o seu jeito da certu + e pra quem não sabe desenha nada
    nada mesmo e dificiu quem não sabe nada aprender a desenhar por isso eu acho q esses cursos devem ser pra quem tem uma quediha em desenho. na minha o pinião vc não ta conseguindo passar o seu proposito desta maneira tente outra coisa, começe disendo pelomenos o material q c uma sei la ate+...
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. cara, não que tenha achado errado sua opinião, mister anonimo, mas claro que ESSA PORRA ´[E PRA QUEM NÃO SABE DESENHA, CARAMBA, QUEM SABE EVOLUI, NO PAPEL, ILUSTRANDO OU NA PAREDE MANDANDO BOMB(GRAFITEIRO MODE ON), NÃO PROCURANDO DICAS NA NET.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:34 PM

    o besta c vc num gostou problema e seu....otario[anonimo]

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6:37 PM

    kk queridos ele ou ela , ta ensinando a desenhar , então é bem provavel qe essa pessoa faça bem fácil o desenho , se vocês sabem desenhar mais evoluido , aah parabéns , então façam do jeito de vocês e não do jeito dele / eu achei muito bom o desenho parabéns , pelo menos pra mim foi bom né , não sei desenhar muito bem tambem kk , bjjjs , obrigado , PELO DESENHO LINDO u-u

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:19 PM

    muito legal,mais podia ter ao menos um video-aula

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:18 PM

    ana graziele disgraça e o seu mau gosto tbm q alguem´pode desenhar melhor mas vc nao sabe nada p****

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1:28 PM

    achei maneiro mais podia ter material nao e me achando mais voceis sao tantan qual quer pesso a vai saber fazer isso com o material.
    e oque essa pessoa dizem nao importa eu achei maneiro so o ultimo desenho

    ResponderExcluir