quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Dicas de Desenho - Estrutura do desenho Parte V

Vamos continuar o assunto ESTRUTURA COM BLOCOS e iniciar DINÂMICA DE MOVIMENTO.

Vamos fazer um exercício, talvez ele o ajude a entender melhor o que tentamos dizer quando falamos em CONSTRUÇÃO POR BLOCOS no Drops anterior.

Item 1 - Imagine que a palma da mão (esqueça os dedos) de seu personagem é a parte do corpo que está mais próxima do leitor; ela estará em primeiro plano.

Item 2 - Agora imagine a próxima parte do corpo que está imediatamente encaixada na mão; o antebraço. O antebraço está atrás da mão, em perspectiva; ele está mais distante do leitor que a mão. Lembre-se de que existe um encaixe e um ponto de articulação da mão com o antebraço: o punho. Portanto, o antebraço deverá ser encaixado à mão de maneira coerente, obedecendo aos limites de movimento que este ponto de articulação tem... Como você pode saber qual é este limite? Observe sua própria mão. Movimente-a em diferentes direções. Tudo fica muito mais fácil.

Item 3 - Voltando ao desenho, continue subindo e imagine que o antebraço está encaixado no cotovelo, e que aqui existe outro ponto de articulação (não esqueça os limites desses movimentos).

Item 4 - Encaixado no cotovelo, atrás da mão, do antebraço e do cotovelo, está o braço, ligado ao ombro (com seus próprios pontos de articulação)...

Item 5 - ...E que, finalmente, está ligado ao tronco.

São encaixes, entende? Uma peça encaixa na outra... Esta lógica funciona para qualquer grupo de partes do corpo; pé e perna, perna e virilha, virilha e abdômen, abdômen e tronco, tronco e pescoço, pescoço e cabeça, etc.

Para que você possa fazer este exercício, aprenda a observar. A observação é mais uma importante ferramenta do desenhista. Sem a observação do mundo que nos cerca e, no caso do assunto que estamos abordando, da compreensão da mecânica do corpo humano, você jamais poderá criar poses interessantes e coerentes para seu super-herói.

O fato de termos trabalhado com primeiro plano (item 1), já sugere uma dinâmica maior no desenho; Ele está em perspectiva, e isso já nos leva um pouco adiante em nossas dicas sobre estrutura.

A postura é um elemento gráfico de linguagem importante para os super-heróis. Estas posturas são geralmente icônicas. Todos nos lembramos de posturas antológicas usadas pelo Superman quando voa, ou do Batman quando salta, do Homem-Aranha quando esta pulando, atirando sua teia... Quando o Hulk ou o Wolverine saltam e por aí vai. São posturas que ajudam a construir a mitologia do personagem.

Veja no exemplo acima, que a mesma postura pôde ser usada para dois momentos diferentes... Jogador de futebol e surfista.





Repare que nas ilustrações do personagem jogando bola e surfando, eu uso o recurso da transparência em vários momentos... Essa transparência permite que você entenda melhor as posturas, sabendo exatamente onde estão os encaixes de cada um dos blocos do personagem, o que deixa a postura mais. Este é um outro elemento de estruturação importante pra você!
ARTES DESTE DROPS – MARCELO CAMPOS

Um comentário: